RBC Consultoria e Treinamentos

SetaARTIGOS

Img: Liderar em tempos de competição Extrema

01/08/2014

Liderar em tempos de competição Extrema

Nunca falou-se ou discutiu-se tanto sobre o tema liderança como se fala ou se discute hoje em dia. O mundo atual passa por um processo de intensa mudança, onde as pessoas estão sendo cada vez mais exigidas em todos os ambientes, seja no trabalho, na família ou no meio social.

São centenas de filósofos ou gurus de plantão trazendo soluções mágicas que resolvem qualquer tipo de problema. Teorias e mais teorias a respeito de liderança são lançadas no mercado a todo instante, o que antes era saudável pra equipe agora é abominável, e vice e versa.

É importante que os líderes tenham a coragem de rever o que aprenderam sobre liderança, abrindo-se para um novo conceito de aprendizagem e de transmissão de conhecimentos, tendo em vista o desenvolvimento e a transformação de suas equipes e empresas.

No início do séc. XX: a função do líder era a de estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atender aos objetivos organizacionais, se chefiava, falando, ameaçando, condicionando, exigindo... Os velhos paradigmas caíram, dentro da nova visão empresarial.

Com a competição acirrada a pressão vem de todos os lados, do mercado superexigente, com clientes querendo cada vez mais da empresa, exigindo resultados, dos subordinados buscando direção, e nesse cenário, o desafio do líder é extrair o máximo de resultados, utilizando e otimizando todo o potencial dos membros da sua equipe, e também proporcionar qualidade de vida familiar e social para os mesmos.

Atualmente o papel do líder vai além do conhecimento técnico do trabalho para o qual foi designado a liderar, o saber técnico é só um dos componentes, não a única razão para o sucesso. Outras habilidades e conhecimentos passaram a ser exigidos, e neste sentido a compreensão comportamental do funcionamento da equipe de trabalho é não só importante como imprescindível.

Portanto liderar é acima de tudo, além da capacitação técnica, um exercício de comportamento humano. A função do líder passa a ser a de facilitar a consecução dos objetivos, dando oportunidade aos liderados de se desenvolverem.

O líder não deve confundir proatividade com o sentimento de “SALVADOR DA PÃTRIAâ€, nada é mais prejudicial para a equipe que o líder centralizador que tem dificuldade em delegar, achando que só ele é capaz de resolver.

Ninguém atinge o sucesso permanente sem a cooperação dos outros; homem algum atinge o sucesso sem ajudar os outros.

Napoleon Hill

CURSOS RBC:

Banner
Banner

Banner NOSSO CANAL NO YOUTUBE:

homepágina anteriortopo da página
Ícone: Localização
CRP - 06/3056/J

Como Chegar

11 4724.8476 e 11 3374.0604
Rua Coronel Santos Cardoso, 49
1º andar, Centro, Mogi das Cruzes/SP
CEP 08730-110

Desenvolvimento:
Img: Inotech Img: Miuzu