Desenvolvimento
Humano e Empresarial
CRP - 06/3056/J
11 4724.8476
Rua Coronel Santos Cardoso, 49
1º andar, Centro, Mogi das Cruzes/SP
CEP 08730-110
No diagnóstico organizacional a abordagem sistêmica é o fator principal que possibilita atingir os objetivos desenhados pelos gestores da empresa. São analisadas todas as áreas da instituição com a finalidade de descobrir os pontos fracos e fortes que elas apresentam, na oportunidade serão feitos ajustes e implantadas novas técnicas na dinâmica dos processos internos da empresa, com a intenção de maximizar o potencial e o desenvolvimento das áreas afins. Permite investigar como a organização se comporta a partir de seus pressupostos básicos. Além disso, é interessante perceber como as instituições se organizam e planejam seu negócio.
A finalidade do Diagnóstico Organizacional na Empresa é identificar a necessidade em nível de qualidade e produtividade e como estão sendo exploradas suas potencialidades e estabelecer projetos e planos de ação para se atingir os objetivos propostas na missão da organização. Através do diagnóstico organizacional, diferentes modelos de gestão serão implantados, o que possibilitará um novo comportamento empresarial, resultados e longevidade para a organização.
objetivos estratégicos. E os pontos a melhorar, são aqueles que podemos considerar como características positivas da empresa, só que não possuem suficientemente grau ou nível para contribuir efetivamente como alcance das metas de negócio?
Nesta etapa tem-se uma visão macro da organização entendendo sus fluxos de trabalho, lideranças e hierarquias. Desta forma estaremos aptos a formular a melhor proposta de solução para as questões da empresa na busca dos objetivos do trabalho.
O Método Quantum é um sistema de Assessment em uma forma de avaliação comportamental com uma abordagem humana única, flexível e extremamente eficiente. Respeitando-se a cultura da organização, suas metas e objetivos, e respeitando as características estruturais das pessoas, além de seu conhecimento técnico e histórico profissional, o Assessment Management surge como uma forma integrada de coordenar atividades e o crescimento econômico das nações. É tempo de ser.
Análise Grafológica: Quem comanda nossa mão para escrever é o cérebro. Independente da forma como seguramos a caneta, nossa escrita é desenhada através de impulsos nervosos, respostas musculares dos do braço e da mão. Sendo assim, a escrita é o reflexo do nosso íntimo, do nosso caráter e da nossa personalidade. Através da escrita de uma pessoa é possível fazer uma análise e conhecer a dinâmica subjetiva do seu temperamento, caráter, habilidades, potencialidades, vocações, tendências profissionais, reforçando o que é positivo e transformando o que é negativo em oportunidade de melhoria.
A RBC utiliza essas importantes ferramentas para auxiliar sua empresa no recrutamento e seleção, assim como na análise comportamental e de competências.
E o que é uma Pesquisa de Clima Organizacional?
É uma ferramenta importante para mensurar as ações da área de Recursos Humanos através de instrumentos voltados para análise do ambiente interno, a partir do levantamento de suas necessidades. Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações. A Pesquisa de Clima tem como objetivo analisar o sentimento das pessoas que trabalham em uma empresa, isto é, analisar o nível de satisfação dos colaboradores na empresa.
Mas por que pesquisar?
Porque cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, consequentemente, da produtividade da empresa.
Esta atitude da empresa eleva substancialmente o índice de motivação, pois dentro desta ação está intrínseco a frase "estamos querendo ouvir você", "você e sua opinião são muito importantes para nós". A crença na empresa se eleva sensivelmente.
A Pesquisa de Clima é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho.
Hoje, neste mundo tão cheio de transformações, em meio à globalização, fusões e aquisições, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e para isso ela depende quase que única e exclusivamente de seus Seres Humanos - motivados, felizes e orgulhosos dos valores compartilhados com a organização.
Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.
As empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores o mais elevado nível possível de forma que este valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. (por Washington Sorio).
O resultado final da Pesquisa de Clima Organizacional devem apresentar as informações necessárias para identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.
O objetivo principal da Administração de Cargos e Salários é, além de manter um equilíbrio adequado entre o tamanho de sua estrutura e o volume de seus negócios, o equilíbrio da remuneração interna, ou seja, uma padronização dos cargos equivalentes e suas remunerações e o equilíbrio da remuneração externa, sendo assim, uma equidade da remuneração dos cargos internos com a remuneração dos cargos equivalentes em outras empresas estruturalmente similares.
O que o desenvolvimento em Cargos e Salários pode proporcionar:
• Equilíbrio de remuneração interna e externa;
• Buscar atrair e reter os recursos humanos que a organização necessita;
• Elaborar perfis de cargos condizentes com a estrutura da organização preparados para uma evolução;
• Racionalizar a estrutura organizacional;
• Tornar clara a política de salários atendendo à legislação trabalhista;
• Estimular o auto-gerenciamento da carreira profissional;
• Eqüidade nos interesses econômico-financeiros da organização com os interesses profissionais e de qualidade de vida dos colaboradores;
• Estabelecer políticas e regras de remuneração proporcionando decisões coerentes e fundamentadas;
• Definir responsabilidades e atribuições;
• Possibilitar o desenvolvimento de outros subsistemas de recursos humanos como, plano de carreiras, treinamento, recrutamento e seleção.