RBC Consultoria e Treinamentos

SetaORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Img: Orientação Profissional

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida." - Confúcio

A escolha por uma carreira profissional pode ser bastante difícil para um jovem entre 17 e 18 anos. A pressão para entrar em uma faculdade e a tentativa para corresponder às expectativas dos pais, pode contribuir para tornar essa decisão ainda mais difícil. Assim, muitos jovens somente se dão conta de que não fizeram a escolha certa, depois que já estão no meio de um curso ou até mesmo quando já estão formados.

Isso pode gerar uma grande frustração, tanto para o jovem quanto para seus pais, sem falar economicamente, o que acarreta um grande desperdício.

Nosso trabalho não se resume em apenas um questionário, mas sim em um estudo profundo comportamental. Queremos saber como esse indivíduo pensa, quais são suas aptidões e diversos outros fatores que o aproximam da escolha ideal.

Durante o processo de Orientação Vocacional o orientando é desafiado a pensar, ele é estimulado a participar ativamente do resultado.

O QUE É ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

O termo vocação vem do latim, vocare, que quer dizer "chamado". Assim, vocação é um chamado íntimo de amor. Amor e prazer por um fazer que dá alegria e satisfação. Quem atende a esse chamado íntimo certamente desempenhará suas atividades vocacionais com bom ânimo e disposição, não apenas pela remuneração, mas pelo prazer de fazer o que gosta.

Ouvir esse chamamento seria o ideal para qualquer ser humano que desejasse ser útil à sociedade na qual vive. A excelência do seu trabalho por certo lhe traria, como conseqüência, uma recompensa financeira satisfatória. No entanto, a realidade é bem diferente. Os filhos crescem ouvindo os pais dizer: "alegria não enche barriga", "vocação nem sempre dá status", então o jovem precisa optar pela "barriga cheia", nem que isso lhe custe a alegria de viver e a utilidade.

Aí ele escolhe uma profissão que lhe traga vantagens financeiras e status em vez de ouvir o chamamento íntimo da sua vocação. Na vocação, a pessoa encontra a felicidade na própria ação. Na profissão, o prazer se encontra não na ação mas no ganho que dela deriva. O profissional, somente profissional, executa seu "fazer" não por amor a ele, mas por amor a algo fora dele: o salário, o ganho, o lucro, a vantagem. Já o homem movido pela vocação é um apaixonado pelo seu "fazer", e faz até de graça, apenas por satisfação. Os médicos por vocação, por exemplo, exercem suas atividades com amor e prazer.

Sem precisar de juramentos, se dedicam a salvar vidas por amor à causa que abraçam, de coração. Existem também os profissionais da medicina. Mesmo sob juramento eles só atendem depois de saber quem vai pagar a conta. Talvez esses sejam os que resolveram seguir o conselho dos mais velhos, quando estes diziam que alegria não enche barriga. Poderíamos citar vários exemplos das diferenças entre profissão e vocação, mas isso não vem ao caso.

O que desejamos ressaltar é a necessidade de se ouvir e respeitar o chamado interior, a tendência íntima, a vocação. Isso não quer dizer que não se deva receber para exercer sua vocação. O que dizemos é que o dinheiro deixa de ser o principal objetivo para ser uma conseqüência natural de uma atividade prazerosa.

Botão Quero descobrir meu potencial

TÉCNICAS UTILIZADAS - ENTREVISTA INICIAL

LIP – Levantamento de Interesses Profissionais
TEV – Teste de Estruturas Vocacionais
QVI – Questionário Vocacional de Interesse
TPI – Percepção Intra e Interpessoal
AP – Autoconhecimento da Personalidade
TCT – Teste de Competências ou Talentos
TIV – Teste de Identidade Vocacional
TAP – Teste de Atividades Profissionais
POI – Profissões por Ordem de Importância
TAPP - Técnica De Avaliação Do Perfil Profissional

Botão Quero descobrir meu potencial

CURSOS RBC:

Banner
Banner

Banner NOSSO CANAL NO YOUTUBE:

homepágina anteriortopo da página
Ícone: Localização
CRP - 06/3056/J

Como Chegar

11 4724.8476 e 11 3374.0604
Rua Coronel Santos Cardoso, 49
1º andar, Centro, Mogi das Cruzes/SP
CEP 08730-110

Desenvolvimento:
Img: Inotech Img: Miuzu